A 27 de
Abril de 2012, a Vodafone lançou o Serviço de Apoio a Clientes em Língua Gestual Portuguesa
(LGP) para surdos e pessoas com deficiência auditiva, tornando-se a primeira
empresa portuguesa a disponibilizar um call center especialmente dedicado a
esta comunidade.
O Serviço de
Apoio a Clientes da Vodafone em LGP, criado com o intuito de colmatar as
dificuldades específicas na comunicação com Clientes possuidores de deficiência
auditiva, está disponível através de uma videochamada gratuita para o número
12717 nos dias úteis, entre as 9h00 e as 20h00.
Para
implementar esta linha de apoio, a Vodafone criou uma equipa de assistentes de
call center fluentes em LGP. Estes foram acompanhados durante o seu período de
formação por uma intérprete profissional de LGP e pelo Professor João Alberto
Ferreira, Presidente Honorário da Associação Portuguesa de Surdos, que
adequaram e transpuseram para Língua Gestual Portuguesa todos os módulos de
formação de atendimento ao Cliente que, anteriormente, versavam apenas a
comunicação por voz.
Para fazer
face à inexistência em LGP de determinados vocábulos específicos do léxico das
telecomunicações, como 'Pen de acesso à Internet', 'tarifário' ou 'rede', foram
adaptados gestos que serão gradualmente introduzidos na comunidade utilizadora de
Língua Gestual Portuguesa.
Recorde-se
que, igualmente no âmbito da sua política de Responsabilidade Social, a
Vodafone Portugal disponibiliza desde 2005 tarifários com condições especiais e
equipamentos adaptados para pessoas com incapacidade comprovada igual ou
superior a 60%, visando contribuir eficazmente para a integração desta
comunidade na Sociedade de Informação.
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